About Oceânica

Quem somos

Com mais de 43 anos de existência, desenvolvemos soluções submarinas para a indústria de energia offshore. Somos uma empresa brasileira com forte presença na manutenção da integridade de ativos offshore, garantindo sustentabilidade ambiental a longo prazo. Atuamos na prevenção, contingenciamento e engenharia buscando a mitigação do risco de eventuais impactos ambientais nas atividades de nossos clientes e aumentando a vida útil de seus ativos. Oferecemos serviços de inspeção, intervenção e monitoramento de estruturas submarinas e subaquáticas. Também desenvolvemos soluções completas aos nossos clientes, criando e otimizando recursos de engenharia. Nossa estratégia de negócio foca na excelência operacional e na segurança de nossas operações, visando a melhor experiência aos nossos clientes, sustentabilidade e respeito à sociedade. Atuamos fortemente no suporte à manutenção da produção, em especial, desempenhando atividades primordiais para prevenção e conservação na indústria de óleo e gás e energia renovável, atendendo ao mercado de obras marítimas e apoio a grandes empreendimentos em portos e hidrelétricas. Atuamos também como prestadora de serviços para empresas de outros setores como telecomunicações e mineração.

HISTÓRICO

Desde 1978 a Oceânica segue um natural e contínuo crescimento, seu fundador Alfredo Califfa, inspirado por sua experiência profissional em atividades subaquáticas e motivado pela necessidade de diversas empresas nacionais e internacionais de realizarem serviços de intervenções em ambiente subáqueo, iniciou as atividades da companhia atendendo hidrelétricas e instalações portuárias, a fim de garantir a operação segura das unidades e do ambiente no qual estavam instaladas. Aberta a projetos desafiadores, a Oceânica se qualifica e alarga constantemente seu portfólio de serviços, oportunizando ganhos tecnológicos que foram e são, continuamente, abraçados pela empresa, incorporando recursos como equipamentos, bases operacionais, embarcações, ROVs, e outras ferramentas especiais que alinhadas à capacitação de seus profissionais garantem sua posição de destaque no mercado.
  1. 1978

    Beginning of the activities and opening of Rio de Janeiro’s headquarter, working for hydroelectric power plants and port construction.

  2. 1987

    First contract with oil and gas industry.

  3. 1988

    Beginning of subsea inspection activity, having Petrobras as the main client.

  4. 1995

    Acquisition of ANHK – diving support vessel.

  5. 1997

    First IRM (Inspection, Repair and Maintenance), OT (Oceanic Terminals), and FPSO (Floating Production Storage and Offloading) long-term contract.

  6. 2000

    First long-term contract to provide engineering services for the oil industry.

  7. 2001

    • Opening of operational base in Macaé (RJ). Most of the activities provided to meet the oil industry´s needs is concentrated in this region, where Petrobras has several administrative offices and one port. With this branch in the city, Oceânica was closer, geographically, to its clients, partners, and competitors.
    • Opening of its own Training Centers, installed in Macaé base, having training rooms and a diving tank for constant training and operation simulations for diving teams.
  8. 2008

    Certification ISO 14001, completing its Integrated Management System (SGO) that already had ISO 9001 and OSHAS 18001. The certification has allowed the company to compete for more demanding contracts.

  9. 2009

    GLP pipes launch in Guanabara Bay, Rio de Janeiro (RJ) – construction that included launching of subsea lines in an extension of 14 km.

  10. 2010

    Pipe laying from Ubarana platform, Guamaré (RN) – extension of 5 km.

  11. 2011

    Acquisition of OCEANICASUB II – Oceânica was qualified as EPC (Engineering, Procurement and Construction) by Petrobras. Vessel charter.

  12. 2011 e 2012

    First Pull-in / Pull-out and CRD (Duct Repair Coordination) contract – With the possibility of performing diving in deeper water, even more structured engineering services and highly capacitated professionals, Oceânica signed two of the main contracts for contingency and repair.

  13. 2012

    Launching of pipelines between Atum and Xaréu platforms in Fortaleza (CE) – extension of 10 km.

  14. 2016

    Acquisition of OCEANICASUB III – Built with the same format of OCEANICASUB II, expanded the possibilities do meet new contracts.

  15. 2017

    Construction of OCEANICASUB IV and OCEANICASUB V – DSVs (Dive Support Vessel) with dynamic positioning (DP2), therefore more stable and with advanced technology to support inspection services.

  16. 2018

    Petrobras Award of Best Supplier in Diving Service Area and Petrobras Best Supplier Award as HSE Highlight – The public acknowledgement from the client reaffirms the steps taken by Oceânica throughout 40 years.

  17. 2019

    First Diverless contract – Oceânica’s pioneering spirit using ROV and mitigating the risk of exposure of our divers.

  18. 2020

    First Work Class ROV (RSV) contract – With the advance of deeper water explorations and the rising use of remote inspection vehicles, Oceânica acquired its first ROV for inspection and operation in deep waters.

  19. 2021

    • Creation of Training Center for Work Class ROVs (CTO), implementation of Diver of the Future Project, ROV Trainee and Operations Trainee Programs – Having as a characteristic the thorough training of its professionals, Oceânica opens one more training center in Maricá (RJ),specially focusing on activities with ROV use. The CTO has great structure for theoretical and practice training, with simulators and tanks for ROV.
    • Signing of relevant contracts, as a result of our innovative solutions: Pressure equalization, Hibernation and Lot C.
Empresa líder em integridade de ativos de O&G, garantindo sustentabilidade ambiental de longo prazo Ativos mais seguros para um mundo mais limpo?

O que Fazemos

8


1
4


Shore approach / comissionamento 2
Inspeção de dutos rasos 6 IMR em estruturas offshore – SDSV 3
Dragagem e correção de vão livre IMR em estruturas offshore Mergulho 5


Descomissionamento 7


UWILD para FPSOs e submersíveis Inspeção de risers 9



Pull-in e Pull-out 10


Inspeção de mangotes 11


Inspeção de amarras 12


IMR em estruturas offshore – ROV
13


ROV Work Class até 3.000m de profundidade
14



Comissionamento de cabos
eletro-ópticos para eólicas offshore

Missão, Visão e Valores

VISÃO

Continuar na vanguarda do desenvolvimento de soluções subsea no segmento de energia, empregando a melhor tecnologia operacional e equipe técnica, para ser sempre a primeira escolha dos nossos stakeholders.

MISSÃO

Assegurar a integridade dos ativos de nossos clientes, prevenindo acidentes e preservando a segurança do meio ambiente e das vidas envolvidas, garantindo a sustentabilidade ambiental a longo prazo.

PRINCÍPIOS E VALORES

  • ÉTICA: Aplicar os mais altos padrões éticos e profissionais em tudo o que fazemos. Buscar transparência nas relações com nossos colaboradores, clientes, fornecedores e demais partes interessadas, mantendo a conformidade com as regras, normas e procedimentos internos e externos.
  • SEGURANÇA: Cuidar pela segurança das pessoas, pela preservação do meio ambiente e pelas comunidades em que estamos. Devemos sempre buscar o melhor desempenho possível dentro dos mais altos padrões de segurança;
  • INOVAÇÃO: Estimular a criatividade, o entusiasmo, o mérito e a iniciativa de todos os colaboradores visando o melhor desempenho da empresa.
  • AUTORREALIZAÇÃO: A satisfação dos colaboradores e a autorrealização são prioritárias para o sucesso da empresa.
  • EXCELÊNCIA: Desenvolver soluções criativas e inovadoras para atender e antecipar as demandas de nossos clientes. Atenção à satisfação do cliente e na qualidade dos serviços prestados.
  • SUSTENTABILIDADE: Fomentar a contribuição contínua, positiva e responsável para todas as partes interessadas. Ser proativo na abordagem de responsabilidade social para minimizar os impactos de nossas atividades no planeta, colaborando na construção e na sustentabilidade de um país mais humano e justo.

Nossas Instalações

CENTROS DE TREINAMENTO

 

Rio da Ostras (RJ)

A segurança dos colaboradores é um dos princípios e valores da Oceânica. E para garantir a excelência técnica, em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e qualidade, a empresa investe massivamente em formação e treinamentos. A Oceânica possui um Centro de Treinamento na base de Rio das Ostras (RJ), desde 2012, focado nas técnicas de ensaio não destrutivo, mergulho e segurança, atendendo aos requisitos do IMCA (International Marine Contractors Association).

Possuímos um cronograma anual de treinamentos de formação de mão de obra em novas técnicas, com certificação dos profissionais junto às sociedades classificadoras e preparando o time para as provas na ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos), instituição técnica científica provedora de soluções que colaboram para o incremento dos negócios das empresas e o desenvolvimento das pessoas. E já se antecipando a uma nova exigência do mercado, a Oceânica está preparando seus colaborados para atuar como supervisores do IMCA.

É única no Brasil que possui Centro de Treinamento com tanques e equipamentos próprios. Sempre que há alguma revisão na legislação de mergulho ou é liberada uma nova tabela pela marinha americana, treinamos todo o efetivo e apresentamos a certificação aos clientes, mostrando o comprometimento da Companhia com a excelência no trabalho prestado.

São realizados simulados para treinamentos de emergência e novas técnicas com equipe altamente qualificada, além de manutenções periódicas e rigorosas nos equipamentos. A cada novo projeto, toda mão de obra responsável pelo trabalho é devidamente treinada de acordo com os procedimentos estabelecidos, minimizando assim riscos de acidentes. Em 2020, foram 49.350 treinamentos e emitidos 20.100 certificados.

Alguns dos cursos realizados em nosso CTO – Rio das Ostras-RJ, são:

  • NR-11, NR-12, NR-17, NR-34, NR-35, NR-37
  • Formação de Auditores Internos
  • Qualificação IMCA
  • Qualificação ABENDI
  • Formação ROV
  • Desalagamento de Capacete
  • Manutenção de Mergulho
  • Tensionadores e Torquímetros, dentre outros.

Além dos centros de treinamentos, a Oceânica tem parceria com as melhores escolas de treinamento da região, também possui plataforma on-line para a realização de treinamentos à distância e aplicativo móvel que permite a realização de cursos pelo smartphone.

Maricá (RJ)

Para 2021, a Oceânica inova mais uma vez implementando mais um Centro de Treinamento, em Maricá (RJ), com instrutores, três simuladores (ROV, Work Class e Link), piscina com um duto para treinar inspeção e disponibilizando a embarcação ANKH para treinamento externo. O novo espaço, vem para atender o Programa Mergulhador do Futuro, que visa qualificar todos os mergulhadores de empresa como pilotos de ROV até o final de 2022.

Esse é um compromisso da Oceânica por entender que o mercado offshore cada vez mais exige um profissional híbrido e dar a oportunidade da nossa equipe estar na vanguarda. Já em março, terá a início a primeira turma e a meta é que nos próximos seis meses 100 mergulhadores já tenham sido qualificados para essa nova função e já aptos para os contratos Diverless.

MATRIZ E FILIAIS

Estamos presentes nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras (RJ), Macaé (RJ) e Maricá (RJ).

Ética e Transparência

A Oceânica é construída sobre os princípios da honestidade, da integridade e de respeito pelas pessoas, os quais norteiam nossas práticas e permitem a condução de nossos negócios de forma ética e socialmente responsável. Respeitamos a lei, suporte universal dos direitos humanos, protegemos o meio ambiente e beneficiamos as comunidades onde atuamos.

Código de Conduta

Possuímos um código de conduta que estabelece importantes parâmetros que tratam de padrões de conduta que norteiam nossas práticas e nosso relacionamento com nossos stakeholders. Esperamos que todos os colaboradores, independente de localidade, departamento ou cargo, observem os padrões mais elevados de integridade na condução de suas ações e se utilizem deste Código como base no relacionamento com clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios, colaboradores, comunidade, órgãos governamentais, entidades de classes ou em qualquer outra situação, seguindo sempre os princípios éticos da OCE NICA. Realizamos treinamentos periódicos sobre o Código de Ética e propósitos social e ambiental das nossas operações: treinamentos contínuos visando (i) à manutenção dos mais elevados padrões de ética nos relacionamentos envolvendo nossos colaboradores e terceiros, (ii) à redução do uso de recursos e impactos ambientais, e (iii) à adoção de ações com impacto social positivo, como programas de inclusão social das camadas menos privilegiadas das comunidades em que atuamos.

Programa de Integridade

Adotamos políticas e procedimentos internos que nos permitem prevenir e detectar irregularidades, desvios, fraudes ou outros atos ilícitos que possam ser praticados internamente ou por pessoas e entidades ligadas à nossa companhia. Para isso criamos políticas internas e estabelecemos processos que precisam ser fielmente observados e seguidos:

Canal de Denúncia

Nos preocupamos em manter a Companhia livre de irregularidades e valorizamos um ambiente de trabalho íntegro, por isso, disponibilizamos aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores um canal de denúncias seguro através do qual é possível fazer reclamações com a garantia do sigilo. Para isso, contratamos uma empresa especializada no assunto, esta intermedia a denúncia e assegura o anonimato do autor e a integridade dos registros. Disponibilizamos um canal SEGURO e ANÔNIMO para o envio de DENÚNCIAS E SUGESTÕES referentes à companhia no tocante ao seu Código de Ética e Manual de Compliance. Mais uma iniciativa para assegurar a transparência e solidez no relacionamento estabelecido com todos os seus públicos: fornecedores, parceiros, clientes, colaboradores e acionistas. As ocorrências serão recebidas e registradas por uma empresa externa, especializada no assunto, que tratará as interações e as direcionará ao Comitê de Ética, assegurando assim a idoneidade do processo e o sigilo da informação e do denunciante. O canal já está disponível a todos, 24 horas e 7 dias por semana, e pode ser acessado por Telefone, Website e Aplicativo para Smartphone e Tablet. Telefone: 0800 800 8055 Site: https://contatoseguro.com.br/oceanica Aplicativo: Contato Seguro (I-Plus) As plataformas possuem interfaces e formulários web simples e de fácil preenchimento, facilitando a comunicação e o registro dos dados.
Voltar