A Oceânica

Quem somos

Com mais de 45 anos de existência, desenvolvemos soluções submarinas para a indústria de energia offshore.

Somos uma empresa brasileira com forte presença na manutenção da integridade de ativos offshore, garantindo sustentabilidade ambiental a longo prazo.

Atuamos na prevenção, contingenciamento e engenharia buscando a mitigação do risco de eventuais impactos ambientais nas atividades de nossos clientes e aumentando a vida útil de seus ativos. Oferecemos serviços de inspeção, intervenção e monitoramento de estruturas submarinas e subaquáticas. Também desenvolvemos soluções completas aos nossos clientes, criando e otimizando recursos de engenharia.

Nossa estratégia de negócio foca na excelência operacional e na segurança de nossas operações, visando a melhor experiência aos nossos clientes, sustentabilidade e respeito à sociedade.

Atuamos fortemente no suporte à manutenção da produção, em especial, desempenhando atividades primordiais para prevenção e conservação na indústria de óleo e gás e energia renovável, atendendo ao mercado de obras marítimas e apoio a grandes empreendimentos em portos e hidrelétricas. Atuamos também como prestadora de serviços para empresas de outros setores como telecomunicações e mineração.

HISTÓRICO

Desde 1978 a Oceânica segue um natural e contínuo crescimento, seu fundador Alfredo Califfa, inspirado por sua experiência profissional em atividades subaquáticas e motivado pela necessidade de diversas empresas nacionais e internacionais de realizarem serviços de intervenções em ambiente subáqueo, iniciou as atividades da companhia atendendo hidrelétricas e instalações portuárias, a fim de garantir a operação segura das unidades e do ambiente no qual estavam instaladas.

Aberta a projetos desafiadores, a Oceânica se qualifica e alarga constantemente seu portfólio de serviços, oportunizando ganhos tecnológicos que foram e são, continuamente, abraçados pela empresa, incorporando recursos como equipamentos, bases operacionais, embarcações, ROVs, e outras ferramentas especiais que alinhadas à capacitação de seus profissionais garantem sua posição de destaque no mercado.

  1. 1978

    Início das atividades e abertura da matriz no Rio de Janeiro, atendendo hidrelétricas e obras portuárias.

  2. 1987

    Primeiro contrato com a indústria de óleo e gás

  3. 1988

    Início da atividade de inspeção submarina, tendo como principal cliente a Petrobras.

  4. 1995

    Aquisição da ANKH – embarcação de apoio a mergulho.

  5. 1997

    Primeiro contrato de longo prazo de IRM (Inspection, Repair and Maintenance), TO (Terminais Oceânicos) e FPSOs (Floating Production Storage and Offloading).

  6. 2000

    Primeiro contrato de longo prazo para realização de serviços de engenharia para indústria de petróleo.

  7. 2001

    • Abertura da base operacional em Macaé (RJ). Sendo Macaé a capital do petróleo, a maior parte das atividades realizadas para atendimento à indústria petrolífera estava concentrada nesta região, onde a Petrobras possuía várias sedes administrativas e um porto. Agora com filial na cidade a Oceânica estava mais próxima, geograficamente, de seus clientes, parceiros e concorrentes.
    • Inauguração do Centro de Treinamento próprio, instalado na base de Macaé, contando com sala de treinamento e tanque de Mergulho para reciclagem constante das equipes de mergulho e simulação de operações, inicialmente instalado na base de Macaé (RJ).
  8. 2008

    Certificação ISO 14001, completando seu Sistema de Gestão Integrado (SGO) que já possuía a ISO 9001 e OSHAS 18001. As certificações credenciaram a empresa para concorrer a contratos mais exigentes.

  9. 2009

    Lançamento de dutos GLP, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ) – Obra de engenharia que contemplava o lançamento de linhas subsea em uma extensão de 14km

  10. 2010

    Obras da plataforma de Ubarana, Guamaré (RN) – extensão de 5 km

  11. 2011

    Aquisição da Oceanicasub II – Companhia qualificada como EPCIsta pela Petrobras. Afretamento de embarcação

  12. 2011 e 2012

    Primeiro contrato Pull-in / Pull-out e CRD (Coordenação de Reparo de Dutos) – Com a possibilidade de realizar mergulhos em lâminas d’água mais profundas, serviços de engenharia ainda mais estruturados e profissionais altamente capacitados, a companhia conseguiu dois dos principais contratos de contingenciamento e reparo.

  13. 2012

    Obra de lançamento de linhas de dutos entre as plataformas de Atum e Xaréu, em Fortaleza (CE) – extensão de 10 km.

  14. 2016

    Aquisição do OCEANICASUB III – Construído com o mesmo formato do OCEANICASUB II, ampliou as possibilidades de atender novos contratos.

  15. 2017

    Construção da Oceanicasub IV e Oceanicasub V – Embarcações SDSVs (Shallow Dive Support Vessel) com posicionamento dinâmico (DP2), portanto mais estáveis e com tecnologia avançada para suporte ao serviço de inspeção.

  16. 2018

    Prêmio Petrobras Melhor Fornecedor na Área de Serviços de Mergulho e Prêmio Petrobras Melhor Fornecedor como Destaque de SMS – O reconhecimento público do cliente reafirma os passos dados pela Oceânica ao longo de 40 anos.

  17. 2019

    Primeiro contrato Diverless – o pioneirismo da Oceânica utilizando ROV e mitigando o risco de exposição de nossos mergulhadores.

  18. 2020

    Primeiro contrato Work Class ROV (RSV) – Com o avanço das explorações em águas mais profundas e o uso crescente de veículos de inspeção remota, a Oceânica adquiri seu primeiro ROV para inspeção e operação em águas profundas.

  19. 2021

    • Criação do Centro de Treinamento para ROVs Work Class e implementação do projeto Mergulhador do Futuro e dos Programas Trainee de ROV e Trainee de Operações – Tendo como característica a capacitação ostensiva de seus profissionais, a Oceânica inaugura mais um centro de treinamento, em Maricá-RJ, voltado especialmente para a prática das atividades com o uso de ROV. O CTO possuiu ótima estrutura para a formação teórica e prática, contando com simuladores e tanque para ROV.
    • Assinatura de contratos relevantes para a Companhia, como reflexo de nossas soluções inovadoras: Equalização de pressão, Hibernação e Lote C
Empresa líder em integridade de ativos de O&G, garantindo sustentabilidade ambiental de longo prazo Ativos mais seguros para um mundo mais limpo
Prevenção
IRM Raso
IRM Profundo

Atualmente a única empresa no mercado brasileiro que realiza inspeções em profundidades que variam de 0 a 3000 metros.

>200 mergulhadores profissionais

34 ROVs e >200 pilotos de ROV

>250 técnicos e engenheiros

Mais de 24 mil horas de inspeção e 57 plataformas de O&G em 2020

Contingenciamento
Manutenção Offshore

Pioneira e única empresa a prestar esse tipo de serviço no Brasil

Maior base de ativos especializados do Brasil

>200 técnicos e engenheiros

Engenharia
Serviços Especializados

Obras EPCistas subaquáticas e descomissionamento para a indústria de energia offshore

>150 técnicos e engenheiros

O que Fazemos

8


1
4


Shore approach / comissionamento 2
Inspeção de dutos rasos 6 IMR em estruturas offshore – SDSV 3
Dragagem e correção de vão livre IMR em estruturas offshore Mergulho 5


Descomissionamento 7


UWILD para FPSOs e submersíveis Inspeção de risers 9



Pull-in e Pull-out 10


Inspeção de mangotes 11


Inspeção de amarras 12


IMR em estruturas offshore – ROV
13


ROV Work Class até 3.000m de profundidade
14



Comissionamento de cabos
eletro-ópticos para eólicas offshore

Missão, Visão e Valores

VISÃO

Continuar na vanguarda do desenvolvimento de soluções subsea no segmento de energia, empregando a melhor tecnologia operacional e equipe técnica, para ser sempre a primeira escolha dos nossos stakeholders.

MISSÃO

Assegurar a integridade dos ativos de nossos clientes, prevenindo acidentes e preservando a segurança do meio ambiente e das vidas envolvidas, garantindo a sustentabilidade ambiental a longo prazo.

PRINCÍPIOS E VALORES

  • ÉTICA: Agimos com transparência, honestidade e aplicamos os mais altos padrões éticos e profissionais em tudo que fazemos. Cumprimos os nossos compromissos e prezamos pela verdade para garantir a credibilidade do nome Oceânica.
  • EXCELÊNCIA COM SENSO DE DONO: Agimos como dono, com o objetivo de garantir a excelência nas nossas entregas e a satisfação de nossos clientes.
  • SEGURANÇA: Nossas atitudes se desenvolvem num ambiente de forte adesão e compromisso com as regras de segurança e valorização da vida.
  • UNIÃO: Somos um time feito de gente e nos preocupamos genuinamente com a saúde, bem-estar, felicidade, autorrealização de todos com união e amor pela nossa Oceânica.
  • INOVAÇÃO: Estimulamos a busca constante pela criatividade e aprimoramento de nossos métodos, processos e produtos para garantir a evolução, segurança e produtividade dos nossos clientes.
  • SUSTENTABILIDADE: Contribuímos com a construção de um mundo mais humano, justo e sustentável, afirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental responsável.

Nossas Instalações

CENTROS DE TREINAMENTO

 

Rio da Ostras (RJ)

A segurança dos colaboradores é um dos princípios e valores da Oceânica. E para garantir a excelência técnica, em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e qualidade, a empresa investe massivamente em formação e treinamentos. A Oceânica possui um Centro de Treinamento na base de Rio das Ostras (RJ), desde 2012, focado nas técnicas de ensaio não destrutivo, mergulho e segurança, atendendo aos requisitos do IMCA (International Marine Contractors Association).

Possuímos um cronograma anual de treinamentos de formação de mão de obra em novas técnicas, com certificação dos profissionais junto às sociedades classificadoras e preparando o time para as provas na ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos), instituição técnica científica provedora de soluções que colaboram para o incremento dos negócios das empresas e o desenvolvimento das pessoas. E já se antecipando a uma nova exigência do mercado, a Oceânica está preparando seus colaborados para atuar como supervisores do IMCA.

É única no Brasil que possui Centro de Treinamento com tanques e equipamentos próprios. Sempre que há alguma revisão na legislação de mergulho ou é liberada uma nova tabela pela marinha americana, treinamos todo o efetivo e apresentamos a certificação aos clientes, mostrando o comprometimento da Companhia com a excelência no trabalho prestado.

São realizados simulados para treinamentos de emergência e novas técnicas com equipe altamente qualificada, além de manutenções periódicas e rigorosas nos equipamentos. A cada novo projeto, toda mão de obra responsável pelo trabalho é devidamente treinada de acordo com os procedimentos estabelecidos, minimizando assim riscos de acidentes. Em 2020, foram 49.350 treinamentos e emitidos 20.100 certificados.

Alguns dos cursos realizados em nosso CTO – Rio das Ostras-RJ, são:

  • NR-11, NR-12, NR-17, NR-34, NR-35, NR-37
  • Formação de Auditores Internos
  • Qualificação IMCA
  • Qualificação ABENDI
  • Formação ROV
  • Desalagamento de Capacete
  • Manutenção de Mergulho
  • Tensionadores e Torquímetros, dentre outros.

Além dos centros de treinamentos, a Oceânica tem parceria com as melhores escolas de treinamento da região, também possui plataforma on-line para a realização de treinamentos à distância e aplicativo móvel que permite a realização de cursos pelo smartphone.

Maricá (RJ)

Para 2021, a Oceânica inova mais uma vez implementando mais um Centro de Treinamento, em Maricá (RJ), com instrutores, três simuladores (ROV Work Class e de Observação), piscina com um duto para treinar inspeção e disponibilizando a embarcação ANKH para treinamento externo. O novo espaço, vem para atender o Programa Mergulhador do Futuro, que visa qualificar todos os mergulhadores de empresa como pilotos de ROV até o final de 2022.

Esse é um compromisso da Oceânica por entender que o mercado offshore cada vez mais exige um profissional híbrido e dar a oportunidade da nossa equipe estar na vanguarda. Já em março, terá a início a primeira turma e a meta é que nos próximos seis meses 100 mergulhadores já tenham sido qualificados para essa nova função e já aptos para os contratos Diverless.

MATRIZ E FILIAIS

Estamos presentes nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras (RJ), Macaé (RJ) e Maricá (RJ).

MATRIZ:

  • Nome empresarial: Oceânica Engenharia e Consultoria S.A.
  • CNPJ:29.980.141/0001-08
  • Inscrição Estadual:85.516.639
  • Inscrição Municipal: 51398-9
  • Endereço: Avenida das Américas, 3.434 - Bloco 01 - Salas 301 a 308 - Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ) CEP: 22640-102
  • Telefone: (21) 2139-4250

FILIAL (Macaé):

  •  Nome empresarial:Oceânica Engenharia e Consultoria S.A.
  • CNPJ: 29.980.141/0003-61
  •  Inscrição Estadual:76.116.628
  • Inscrição Municipal:013076-1
  • Endereço:Rua Odete Coutinho Pereira, nº 225 Vale Encantado – Macaé (RJ) CEP: 27.933-390
  • Telefone:(22) 3321-6250

FILIAL (Rio das Ostras):

  •  Nome empresarial: Oceânica Engenharia e Consultoria S.A.
  • CNPJ:  29.980.141/0004-42
  •  Inscrição Estadual:79.524.603
  • Inscrição Municipal:7819
  • Endereço:Avenida Zen, S/N - Lotes 1,2 e parte do lote 3 - Quadra B Zen - Rio das Ostras (RJ) CEP: 28.899-002
  • Telefone:(22) 3321-6300

FILIAL 6 (Rio das Ostras):

  •  Nome empresarial: Oceânica Engenharia e Consultoria S.A.
  • CNPJ: 29.980.141/0006-04
  • Endereço:Rua do Engenheiro, Quadra F, Lt.10 Zen – Rio das Ostras (RJ) CEP: 28890-000
  • Telefone: (22) 3321-6300

FILIAL (Niterói):

  •  Nome empresarial: OCEANICA ENGENHARIA E CONSULTORIA S.A.
  • CNPJ: 29.980.141/0008-76
  • Inscrição Estadual:14.277.870
  • Endereço:Avenida Feliciano Sodre nº 325 Parte; salas administrativas 204-205-206-207-208 e 209 Centro – Niterói RJ
  • Telefone:(21) 2139 4280

Ética e Transparência

A Oceânica é construída sobre os princípios da honestidade, da integridade e de respeito pelas pessoas, os quais norteiam nossas práticas e permitem a condução de nossos negócios de forma ética e socialmente responsável.

Respeitamos a lei, suporte universal dos direitos humanos, protegemos o meio ambiente e beneficiamos as comunidades onde atuamos.

Código de Conduta

Possuímos um código de conduta que estabelece importantes parâmetros que tratam de padrões de conduta que norteiam nossas práticas e nosso relacionamento com nossos stakeholders. Esperamos que todos os colaboradores, independente de localidade, departamento ou cargo, observem os padrões mais elevados de integridade na condução de suas ações e se utilizem deste Código como base no relacionamento com clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócios, colaboradores, comunidade, órgãos governamentais, entidades de classes ou em qualquer outra situação, seguindo sempre os princípios éticos da OCE NICA.

Realizamos treinamentos periódicos sobre o Código de Ética e propósitos social e ambiental das nossas operações: treinamentos contínuos visando (i) à manutenção dos mais elevados padrões de ética nos relacionamentos envolvendo nossos colaboradores e terceiros, (ii) à redução do uso de recursos e impactos ambientais, e (iii) à adoção de ações com impacto social positivo, como programas de inclusão social das camadas menos privilegiadas das comunidades em que atuamos.

Programa de Integridade

Adotamos políticas e procedimentos internos que nos permitem prevenir e detectar irregularidades, desvios, fraudes ou outros atos ilícitos que possam ser praticados internamente ou por pessoas e entidades ligadas à nossa companhia. Para isso criamos políticas internas e estabelecemos processos que precisam ser fielmente observados e seguidos:

Canal de Denúncia

Nos preocupamos em manter a Companhia livre de irregularidades e valorizamos um ambiente de trabalho íntegro, por isso, disponibilizamos aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores um canal de denúncias seguro através do qual é possível fazer reclamações com a garantia do sigilo. Para isso, contratamos uma empresa especializada no assunto, esta intermedia a denúncia e assegura o anonimato do autor e a integridade dos registros.

Disponibilizamos um canal SEGURO e ANÔNIMO para o envio de DENÚNCIAS E SUGESTÕES referentes à companhia no tocante ao seu Código de Ética e Manual de Compliance. Mais uma iniciativa para assegurar a transparência e solidez no relacionamento estabelecido com todos os seus públicos: fornecedores, parceiros, clientes, colaboradores e acionistas.

As ocorrências serão recebidas e registradas por uma empresa externa, especializada no assunto, que tratará as interações e as direcionará ao Comitê de Ética, assegurando assim a idoneidade do processo e o sigilo da informação e do denunciante.
O canal já está disponível a todos, 24 horas e 7 dias por semana, e pode ser acessado por Telefone, Website e Aplicativo para Smartphone e Tablet.

Telefone: 0800 800 8055

Site: https://contatoseguro.com.br/oceanica

Aplicativo: Contato Seguro (I-Plus)

As plataformas possuem interfaces e formulários web simples e de fácil preenchimento, facilitando a comunicação e o registro dos dados.

Voltar