SMS

Saúde e Segurança

A segurança das pessoas nas embarcações e em nossas instalações é nossa prioridade.

Na Oceânica, buscamos oferecer um ambiente seguro e saudável para todos os colaboradores, atendendo a legislação diretamente ligada à segurança e saúde ocupacional, fornecendo os equipamentos necessários à segurança individual e coletiva, bem como, continuamente, buscamos identificar e eliminar riscos ligados às atividades laborais.

Atuamos em um segmento que exige os mais elevados padrões atenção, incorporando segurança em nossas operações diárias em todos os níveis. Monitoramos continuamente os ambientes em que trabalhamos, avaliamos potenciais ameaças e riscos e aplicamos contramedidas adequadas de acordo com as leis aplicáveis.

Certificações

Por sua competência e reconhecida capacidade técnica, somos hoje uma empresa conceituada no mercado e consolidada como fornecedora de soluções submarinas. Acumulamos um robusto acervo técnico de obras no CREA, contratos e serviços realizados com excelente performance, fruto de um sistema integrado de qualidade através das certificações ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, que comprovam sua capacitação e foram obtidas há mais de 10 anos.

A Oceânica é creditada como Organismo de Inspeção Acreditado – OIA END 009 – TIPO C, pois suas atividades de Inspeção Subaquática de Partículas Magnéticas, Medição de Potencial Eletroquímico, Ensaio Visual e Ultrassom atendem aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17020:2012 e aos demais requisitos normativos do CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

É também reconhecida e credenciada pelas principais certificadoras: ABS, BV, DBV e Lloyds Register para realizar inspeções submarinas por possuir procedimentos aprovados, equipamentos especiais certificados e equipe qualificada e experiente na realização de inspeções submarinas que garantem a integridade das unidades.

A Oceânica é registrada como EBN – Empresa Brasileira de Navegação – e possui as outorgas de apoio marítimo e apoio portuário segundo todas recomendações e obrigações previstas pela ANTAQ – Agência Nacional de Transporte Aquaviário.

Sistema de Gestão Oceânica (SGO)

A gestão da Oceânica é baseada na NBR ISO 9001:2015, estando integrada ao Sistema de Gestão Ambiental com a NBR ISO 14001:2015 e ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança com a ISO 45001:2018, integrando a Política da Qualidade, de Meio Ambiente, da Saúde e Segurança do trabalho, a qual denominou de Sistema de Gestão Oceânica – SGO. As atividades de Inspeção desenvolvidas pelo Organismo de inspeção atendem aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17020:2012 e aos demais requisitos normativos do INMETRO NIT-DIOIS-001:UR, NIT-DIOIS-006: UR e NIT-DIOIS019: UR. A Oceânica estabeleceu, documentou e mantém um Sistema de Gestão Integrada, para melhorar continuamente a sua eficácia.

Os processos da Oceânica foram desenvolvidos com o foco na expectativa do cliente. Contundo todo o processo é realizado de forma a garantir a qualidade, não gerar impactos significativos ao meio ambiente, levando em consideração a proteção à saúde, segurança dos colaboradores e a segurança de processo.

A Política do SGO da Oceânica definida e homologada pela alta direção se reflete em toda a empresa e é cumprida e mantida pelo respeito à documentação do sistema e busca da melhoria contínua, promovendo uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos do sistema, incluindo um comprometimento em cumprir requisitos aplicáveis. A Oceânica processa solicitações de seus diversos clientes com foco na preservação do meio ambiente, buscando garantir a saúde e segurança ocupacional e segurança de processo, a conformidade com as legislações relacionadas à suas atividades, sobre as quais ela possa controlar ou ter influência.

Voltar